quinta-feira, 19 de maio de 2011

Volvo terá carregamento de baterias via wireless este ano

A Volvo está trabalhando para finalizar a tecnologia wireless de carregamento de baterias de lítio dos seus carros elétricos. A nova tecnologia estará disponível já a partir desse segundo semestre.

O C30 Electric não precisará de cabos ou qualquer outra ligação física para carregamento, pois a tecnologia vai permitir que não só carros de passeio, mas ônibus e bondes possam ser recarregados de forma simples e prática.

A tecnologia da Volvo começou a ser testada hoje por motoristas da região de Flandres, na Holanda. O sistema também será testado pela fabricante de ônibus Van Hool e pela Bombardier, que fabrica bondes.

O dispositivo consiste em uma placa enterrada no solo que gera um campo magnético através de uma bobina. Assim que o veículo pára sobre a placa enterrada passa a haver uma transferência de energia sem contato físico via wireless.

Essa energia elétrica é de corrente alternada, convertida em corrente contínua através de um conversor dentro do veículo, assim transferindo a carga para as baterias de lítio. Com isso, o Volvo C30 Electric consegue ser carregado totalmente em 1 hora ou carga rápida em 20 minutos.

A Volvo vai iniciar no segundo semestre a entrega dos primeiros 250 exemplares do C30 Electric na Europa, que já chegarão aos seus donos com a nova tecnologia de transferência de energia elétrica. Em 2012 será a vez dos americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário