segunda-feira, 16 de maio de 2011

BMW vai padronizar tamanho dos seus motores menores

A BMW quer reduzir bastante seus custos de produção e desenvolvimento de motores menores, assim pretende padronizá-los para tornar a linha de montagem mais eficiente. O plano é ter blocos 1.5, 2.0 e 3.0 litros.

Todos terão 60% das peças compartilhadas entre si, além de 40% de itens similares entre as opções a gasolina e a diesel. Itens como coletor de escape, comando eletrônico de válvulas, turbo, injetores de combustível e pontos de montagem longitudinal e transversal serão os mesmos.

O bom de tudo isso, é que a manutenção dos BMW ficará mais barata no futuro, já que uma mesma peça poderá ser utilizada por vários modelos de segmentos diferentes. Os blocos terão como padrão um volume de 500 cm3 por cilindro, facilitando a confecção de pistões, bielas, anéis, etc.

A tecnologia TwinPower estará disponível na nova linha de motores, que terá bloco de três cilindros 1.5, quatro cilindros 2.0 e seis cilindros em linha 3.0. No entanto, os motores V8, V10 e V12 continuam cada um de seu jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário