quarta-feira, 4 de abril de 2012

Acordo Brasil-México pode incentivar ágio e filas de espera, diz consultoria

O novo acordo automotivo entre Brasil e México pode prejudicar o mercado brasileiro, mesmo com a imposição de cotas de veículos importados para cá.

Segundo levantamento realizado pela Tendências Consultoria, a decisão deve prejudicar as montadoras que fabricam e importam veículos do México, principalmente a Nissan, já que “quatro de seus cinco veículos mais vendidos no mercado brasileiro são fabricados no México”. As importações de veículos mexicanos em 2011 somaram US$ 2,1 bilhões, crescimento de 64,2% em relação ao ano anterior.

Com isso, o México virou a bola da vez no mercado de automóveis, passando de 11,2% em 2010 para 13,7% no ano passado. No entanto, o novo acordo deve frear as negociações entre os países, fazendo com que as compras do Brasil somem, no máximo, US$ 1,4 bilhão em 2012. A estimativa representaria uma queda de 31,2% frente a 2011.

A consultoria diz ainda que a imposição das cotas pode resultar em “distorções adicionais no mercado”, como a ocorrência de ágio e o aumento na fila de espera para entrega de veículos zero-quilômetro, “qualquer que seja a regra de imposição de limites”.

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