sexta-feira, 15 de julho de 2011

EUA: gasolina E15 deve demorar mais um ano para chegar aos tanques dos americanos

A GOA – Government Accountability Office – anunciou que a introdução da gasolina E15 (15% de etanol) deve demorar pelo menos mais um ano.

Segundo o órgão americano, há muitos problemas para serem resolvidos. A maior questão é ambiental, já que existe risco de vazamento de combustível nos tanques de armazenamento dos postos.

Com E10 isso não acontece. Por isso, a introdução do E15 pode gerar milhares de dólares em investimentos para as redes de abastecimento. Além disso, os bicos das bombas também precisam ser trocados.

Outra questão é que as montadoras movem uma ação judicial contra a introdução do E15, dizendo ser prejudicial aos veículos produzidos atualmente. Os fabricantes prometem anular a garantia de quem estiver com E15 no tanque.

A situação para a gasolina E15 ficou mais difícil, pois de um lado existem gargalos logísticos e técnicos a serem contornados, de outro, a pressão da indústria automotiva americana. Enfim, vamos ver se a vontade do governo prevalece sobre os interesses dos postos e das montadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário