domingo, 9 de janeiro de 2011

Estado de São Paulo voltará a produzir metade dos carros no Brasil


O site do Estadão noticiou que o estado de São Paulo, que já chegou a ser responsável por 75% das vendas no país, voltará em breve a produzir metade dos nossos carros. Este número chegou a cair para 45%, mas subirá um pouco graças à instalação de fábricas da Hyundai e Chery. E também graças à uma segunda fábrica da Toyota.

As três instalações estão sendo feitas no interior, e terão capacidade produtiva inicial de 270 mil veículos, volume que pode ser ampliado para 450 mil com algumas adaptações, segundo informam os responsáveis pelos projetos previstos para 2012 e 2013. Várias outras marcas saíram do estado de São Paulo por causa da famosa guerra fiscal.

Mas as vantagens são apenas iniciais. Os benefícios fiscais têm efeito imediato no investimento, mas não se revertem no custo de produção. A maior parte da cadeia de fornecedores está em São Paulo, o que reduz custos de logística para as empresas locais. Além disso, é o maior mercado consumidor de carros novos.

A Toyota terá praticamente 100% dos fornecedores de peças nacionais próximos à fábrica, em Sorocaba, que inicialmente produzirá 70 mil automóveis anualmente. Já a Chery escolheu Jacareí para produzir inicialmente 50 mil carros ao ano e atraiu até agora dois fabricantes de autopeças da China.


Nenhum comentário:

Postar um comentário