segunda-feira, 12 de julho de 2010

Novo Corvette terá motor feito com ajuda de clientes


Os clientes da GM que estão na fila de espera para ter um Corvette 2011 poderão contribuir para a construção dos motores do famoso esportivo americano.


Para participar da montagem do enorme V8 do Corvette 2011, os futuros proprietários do modelo poderão ir até a Performance Build Center, local onde os motores são feitos.

Montados à mão, cada unidade do grande bloco V8 do Corvette poderá ter a participação do futuro dono em sua montagem junto com o mecânico responsável.

Mas esse “trabalho” extra do cliente do Corvette não vai sair de graça, pelo menos não para a GM. É que para ter esse privilégio, o cliente terá que desembolsar US$5.800 apenas para ter esse direito, sem custos de traslado.

Para quem é fã do Corvette e está na fila para ter um 0 km, o que são meros US$5.800?

domingo, 11 de julho de 2010

Hyundai mexe no i20 para atender exigências dos europeus


O hatch compacto i20 é um dos grandes sucessos da Hyundai, sendo produzido na Europa, Índia e Coréia do Sul.


Mas mesmo assim, a Hyundai precisou mexer no i20 para atender as novas exigências contra emissão de poluentes nos vários mercados da Europa.

Assim, a principal mudança foi a redução do consumo e emissão de CO2 nos motores do i20.

O motor 1.2 16V de 78 cv teve sua emissão de CO2 reduzida para 119 g/km no i20. Lembramos que o i10 já atingiu essa mesma marca em 2009.

O 1.4 16V de 105 cv emite agora 129 g/km (antes era 142 g/km). O diesel 1.4 CRDi com 75 cv teve seu limite reduzido para 110 g/km de CO2.

Além dos motores, a Hyundai aproveitou para mudar a cor dos instrumentos do painel, que agora passa a ser azul. A conexão Bluetooth agora estará disponível de série em alguns mercados do velho continente.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Projeto do Inmetro pretende certificar as rodas comercializadas no país


O Inmetro quer testar e certificar todas as rodas que são comercializadas no mercado nacional.


A idéia é evitar que produtos com má qualidade afetem a segurança dos consumidores. Se o projeto for aprovado, todas as rodas serão testadas de acordo com o tipo e o material.

Hoje em dia não há certificação da ABNT para rodas, por isso podem ocorrer problemas com a segurança em alguns casos, já que rodas com furação diferente dos veículos vendidos no Brasil, podem ocasionar trepidação e ruptura.

Neste caso, já sabemos que o final da história não será nada agradável para o condutor do veículo e passageiros.

Se o projeto for aprovado, 12 meses depois será obrigatório aos fabricantes adequar seus produtos as normas da ABNT e depois de mais seis meses, poderão ser vendidas no mercado.

Passados três anos da divulgação oficial da nova medida, os fabricantes que não estiverem certificados pelo Inmetro terão sérios problemas no país.

Devemos lembrar que essa certificação do Inmetro será focada nas rodas que são vendidas como acessórios, sendo nacionais ou importadas. As utilizadas pelos fabricantes de veículos já passam por testes de segurança.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Chrysler anuncia Dodge Challenger Mopar `10


A Chrysler anunciou que vai lançar uma edição especial do muscle car Challenger chamada Mopar `10.


Essa edição terá apenas 500 exemplares, todos baseados no Challenger R/T. O motor é o famoso HEMI V8 5.7 com pesada cavalaria.

A pintura especial será preta brilhante e terá três opções de cores para as faixas laterais: azul, vermelho e prata, todas estilizadas pela Mopar.

Com belíssimas rodas aro 20 pintadas de preto e detalhes cromados, o Challenger Mopar `10 terá interior todo personalizado e forrado em couro, logotipos da Mopar e alterações técnicas para melhorar o desempenho.

O preço parte de US$38.000 para a versão automática e US$39.000 para o manual. No caso do Challenger, ter câmbio manual é ter mais controle sobre o poderoso HEMI e isso custa um pouco mais.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Toyota quer ter esportivos híbridos para concorrer com Honda


A Toyota está correndo atrás da Honda. O motivo? A união de esportividade aparente e tecnologia ecológica.


Em um campo onde a Honda entrou de cabeça e está se dando muito bem, a Toyota também não quer ficar de fora e já projeta seus futuros esportivos híbridos para enfrentar a rival.

Embora tenha feito mais sucesso com o Prius e agora apresentando o Auris HSD com a mesma tecnologia, a Toyota ainda reluta em desenvolver uma tecnologia mais avançada para os híbridos.

A marca se apóia no conceito Atkinson do motor 1.8 do Prius e um conjunto elétrico com baterias de níquel-metal-híbrido. Só recentemente a Toyota ofereceu a opção plug-in para o Prius, sendo que muitos americanos até então, tinham feito essa conversão por conta própria.

Agora novos modelos esportivos terão uma plataforma híbrida para unir a esportividade com a consciência ecológica. O primeiro objetivo é barrar o sucesso do Honda CR-Z, cujo futuro concorrente vai surgir a partir do conceito FT-CH.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Cor preta é a favorita dos motoristas


Não tem jeito. Apesar das montadoras insistirem em criar cores diferenciadas e em edição limitada, uma pesquisa mostra que os motoristas não gostam de arriscar e ainda preferem os carros pretos e cinza. Na somatória de automóveis de passageiros, comerciais leves, caminhões e motocicletas, emplacados em 2008, a cor preta predomina com participação de 33,19%, seguida pelo prata (22,39%) e vermelha (13,42%).

As três cores mais rejeitadas são o grená (0,00138%), roxa (0,00167%) e rosa (0,00212%). Incrível esta última cor ainda aparecer nas estatísticas.

No segmento de carros de passageiros, a cor prata é a preferida em todas as regiões do País e a média ficou em 36,32%. Na sequência, a cor preta com 28,37% e cinza com 14,41%. Entre os comerciais leves emplacados, o prata ficou em 1º lugar com participação de 32,36%, preta em 2º com 26,86% e branca com 27,59% em 3º lugar.

A cor branca é a favorita no segmento de caminhões, com participação de 71,18%, depois a vermelha com 10,47% e 9,09% prata. E, entre as motocicletas, a cor preta vence com 43,92%, vermelha (22,19%) e cinza (14,82%).

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Salão do Automóvel mostrará 450 automóveis este ano


O salão do automóvel de São Paulo, evento automotivo mais importante da indústria automotiva nacional reunirá no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo, nada menos do que 450 modelos, de acordo com o site Zap.


De acordo com os organizadores, do total de veículos expostos, 40% serão lançamentos. Serão 42 fabricantes nacionais e importadores, exibindo as mais variadas versões de automóveis, sendo alguns deles elétricos, híbridos e alguns conceitos futuristas.

O número de expositores impressiona e será o maior desde 1960, quando aconteceu a primeira edição do evento. Algumas marcas vão aparecer pela primeira vez na mostra paulistana, como Chery e JAC, por exemplo.

Como o número de marcas aumentou, o velho Anhembi continuou o mesmo. Assim, a organização teve que realizar mudanças internas para poder abrigar todo mundo, reduzindo inclusive a área para o setor de peças e acessórios.

Desse jeito, em 2012 o evento terá que ser apenas de fabricantes dentro do pavilhão. As alterações na disposição dos estandes renderam ao local entre 7 mil e 8 mil metros quadrados.

Embora o salão paulistano tenha agora mais espaço para os novos expositores, o público esperado será o mesmo de 2008: 600.000 pessoas. A explicação da organização é que o espaço não comporta um número maior de pessoas durante o evento.

Mesmo assim, quem fica fora do salão, perde prestígio e exposição no mercado, já que não será lembrado. A Audi fez isso em 2008 e seu presidente no Brasil foi deposto, supostamente por ter realizado essa estratégia tão desastrada.

Já bastante conhecido e divulgado na mídia nacional, o Salão do Automóvel de São Paulo quer atrair ainda mais a atenção do público.

Para isso, a organização firmou parcerias com empresas para divulgação da mostra, entre eles a rede Graal, restaurantes Fogo de Chão e shoppings da rede Iguatemi, entre outros.