quinta-feira, 29 de junho de 2017

O GRANDE PROBLEMA DE ENTUPIMENTO POR BORRAS EM SISTEMAS A DIESEL

O GRANDE PROBLEMA DE ENTUPIMENTO POR BORRAS EM SISTEMAS A DIESEL, DERIVADO DO AUMENTO DA DOSAGEM DE BIODIESEL NO DIESEL NACIONAL

No processo de armazenamento do combustível conhecido popularmente como óleo diesel, ocorre uma mistura mineral/vegetal, derivada da adição de biodiesel com o diesel, problema que se agrava com a presença de água, naturalmente originária de soluções vegetais, o que acaba desencadeando um maior desenvolvimento microbiano, até mesmo em soluções com uma quantidade mínima de água de 1%, em um sistema de armazenamento, ocorre fator suficiente para o crescimento desses micro-organismos, onde tanto no combustível como no sistema ocorrem uma reação em cadeia, e com o decorrer do tempo, cada vez mais suscetível a contaminação de fungos e bactérias, que aderem ao sistema e tanques, comprometendo a qualidade final de todo o combustível, causando o aumento da formação de borras que se acumulam no fundo do tanque e em todo o sistema de injeção de combustível. Em testes microbiológicos realizados nos laboratórios químicos da AUT, aditivos de alta performance,  foi verificado que em sistemas contendo meio mínimo mineral de misturas diesel/biodiesel, observou-se o crescimento, além de outros micro-organismos, como  Paecilomyces sp, um tipo de fungo filamentoso considerado uma saprófita comum, onde foi verificado que a espécie pode desenvolver-se num amplo intervalo de temperatura, variando dos 8°C aos 38°C para alguns isolados, e obtendo crescimento extremamente acelerado no intervalo entre os 26°C e os 30°C, uma temperatura comum em regiões mais quentes, típicas de países tropicais como o Brasil, o que certamente agrava ainda mais o problema.

Nos testes formou-se ainda uma maior biomassa na formulação B20 (diesel com adição de 20% de biodiesel) e também de Aspergilus fumigatus em B100 (100% biodiesel) e no decorrer do tempo dos ensaios em laboratório, observou se ainda o crescimento de Candida silvícola, um patogênico perigoso para humanos e que está entre alguns membros do gênero Candida, estando portanto entre os patógenos fúngicos mais comuns e que causam doenças graves, onde ainda foi verificado a formação de Rhodotorula sp, leveduras que pertencem ao reino Fungi, um frequente contaminante, formado em todos os ensaios.


A AUT, após 5 anos de testes e em parceria com grandes frotistas, atrás de soluções desse problema que sempre  causou enormes prejuízos, com custosas paradas de equipamentos, foi pioneira em formular, e em lançar um produto que inibe os fungos e bactérias mais comuns na mistura diesel/biodiesel do Brasil, portanto adequado exatamente a combater esses agentes bacterianos formados em combustíveis expostos as altas variações de temperaturas e condições de armazenamento do nosso país, onde verificou-se também, que com o tratamento de choque e aplicações de proteção continuada, a ocorrência da formação de uma película protetora no sistema e inibição de formação microbacteriana, inibindo formação de borras e mantendo o sistema em excelente funcionamento diminuindo as paradas para manutenções.

Effektiv, a solução perfeita para devolver ao sistema, todo o desempenho que a engenharia de motores projetou para seu perfeito funcionamento!

Mais uma conquista da AUT para um grave problema e agora disponível para os sistemas de motores a diesel!

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