quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Perigo: Água pura no radiador

Completar o radiador com água pura compromete o sistema de arrefecimento e pode fundir o motor. Gastos com retifica podem chegar a R$ 4 mil.

Por Diogo Carletti
O motorista, muitas vezes, ao chegar em um posto de gasolina, sem pensar, pede para que o frentista complete o nível de água do radiador. O que parece um procedimento inofensivo pode gerar diversos problemas no veículo. Edson Maia, diretor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv/DF), alerta que colocar água pura no radiador, sem nenhum aditivo, traz sérias conseqüências e pode fundir o motor.

De acordo com o ele, quando o nível está baixo e coloca-se água sem aditivo, o líquido enferruja e se torna corrosivo. “Todo o sistema de arrefecimento fica comprometido. A bomba d’água pode travar, o carro ferve e, fatalmente, o motorista perderá o motor de seu veículo”, diz.

Segundo o gerente técnico, sem o aditivo na proporção certa, a água evapora mais rápido. Caso haja um volume excessivo, o líquido se torna corrosivo “

Para facilitar a vida dos proprietarios, a AUT trouxe ao mercado o aditivo para radiador Pronto Uso, que não necessita fazer esse cálculo entre aditivo e água. Com a utilização correta do produto, o sistema de arrefecimento desempenhará bem a função de manter a temperatura ideal do motor, evitando problemas como, queimar a junta do cabeçote e ocasionar o desgaste prematuro de peças, além de elevar o consumo de combustível. 


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