sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Audi mostra novo sistema biturbo

Tecnologia usa um compressor normal e outro elétrico
Por Diogo Carletti
 Após ter revelado o A3 Sportback e a versão esportiva do hatch, o S3, a Audi revelou uma nova tecnologia biturbo voltada, inicialmente, para seu motor 3.0 V6 diesel (TDI). O sistema utiliza uma turbina normal (que usa os gases do escape para ativar o compressor, que pressurizará o ar na admissão), além de um novo compressor elétrico, cuja função é melhorar a entrada de ar no motor em baixas rotações — justamente no momento em que o turbo convencional é menos eficiente. 

Enquanto a turbina normal fica posicionada antes do intercooler, para que o ar pressurizado possa ser resfriado, o compressor elétrico é instalado após o resfriador. De acordo com a Audi, o componente movido a energia elétrica pode atingir altíssimas rotações em um espaço de tempo reduzindo, sanando a falta de força no momento em que o motor se encontra em baixas revoluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário