sábado, 17 de setembro de 2011

Veículos importados vão pagar 30% de IPI mais a alíquota vigente!

Neste momento o ministro de Fazenda Guido Mantega acabou de anunciar a elevação de todas as alíquotas de IPI vigentes no mercado nacional.

As alíquotas serão somadas a mais 30%, sendo que apenas montadoras com conteúdo nacional terão desconto de 30% no acréscimo divulgado.

As montadoras que preencherem um total de 65% de conteúdo nacional e que tenham o processo produtivo completo ou parcial na região estarão livres do acréscimo de 30%.

Além disso, empresas que atenderem a pelo menos 6 de 11 requisitos, como por exemplo, montagem, estamparia, produção de embreagem, motor, entre outros, também ficam livres do acréscimo de IPI.

Assim, carros 1.0 vão de 7% para 37% de IPI, e assim sucessivamente em todas as categorias de veículos. A medida inclui carros, caminhões, ônibus, entre outros.

A medida vale a partir de amanhã e dura até dezembro de 2012. Todas as empresas estão habilitadas diante do acréscimo de 30% no IPI, sendo que todas terão um prazo de até 60 dias para comprovarem estarem dentro das exigências estabelecidas pela nova medida.

Quem não provar que está dentro do programa, vai pagar o IPI retroativo caso venda veículos sem o acréscimo de IPI. A medida deve impactar quase imediatamente nos preços dos veículos importados.

O governo está dizendo nesse momento que haverá fiscalização para conter abusos de preços. Luiz Gandini, presidente da Abeiva está presente na coletiva, mas foi impedido de falar.

A ideia do governo é promover o aumento de conteúdo nacional, inovação tecnológica e produção de veículos com maior valor agregado, além de objetivar garantir investimentos e empregos no setor industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário