quarta-feira, 27 de junho de 2012

Citroën C3 Picasso 2013 ganha motor 1.5


A Citroën exibiu em seu website nesta quarta-feira (27) a tabela de preços do C3 Picasso 2013 e também disponibilizou um novo motor para a minivan. Além da recém-lançada motorização 1.6 16V de 115 cv e 15,5 kgfm de torque com gasolina, e 122 cv  e 16,8 kgfm de força, com etanol, um propulsor 1.5 8V passou a ser oferecido para as versões de entrada do modelo.

O novo sistema motriz gera 89 cavalos de potência e 13,4 mkgf de torque máximo com gasolina e 93 cv e 14,2 mkgf com o combustível de origem vegetal ocupando o tanque de combustível.
Confira os preços das versões do C3 Picasso 2013:
1.5 GL 8V Flex – 45 600 reais
1.5 GLX 8V Flex – 48 500 reais
1.6 GLX 16V Flex automático – 53 500 reais
1.6 Exclusive 16V Flex – 55 500 reais
1.6 Exclusive 16V Flex automático – 58 900 reais

sábado, 23 de junho de 2012

Renault pensa em esportivos elétricos

Thierry Koskas, diretor global de veículos elétricos da Renault, confirmou que a montadora francesa tem planos de fabricar carros esportivos e de alta performance utilizando a tecnologia não-poluente.

De acordo com o executivo, os principais ganhos em termos de desempenho viriam com a otimização da distribuição de peso nos veículos e do torque instantâneo. “Haveria benefícios quanto à aceleração e à dirigibilidade”.

Dentre os mais fortes candidatos a receber uma versão elétrica estão os carros da Renaultsport, braço de competição da marca, e os modelos Alpine.

terça-feira, 19 de junho de 2012

BMW pode reviver M1 em 2016

Rumores indicam que a BMW poderá lançar uma nova versão do lendário M1, supercarro esportivo de grande destaque no final da década de 70 do século passado. A informação é do jornal alemão Auto Bild.

A ideia seria lançar um veículo leve – estima-se um valor aproximado de 1250 kg -, com carroceria construída a base de materiais como alumínio, magnésio, titânio e plástico, e com excelente performance.

Para isso, especula-se que o novo M1 poderia vir com motor V8 turbo, capaz de gerar 641 cavalos de potência e alcançar velocidade máxima de 330 km/h. O conjunto também teria um sistema de recuperação de energia.

Apesar de não haver uma posição oficial da BMW sobre o assunto, até mesmo o preço já foi cogitado: 250 mil euros.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Nissan mostra a versão de produção do Juke Nismo

A Nissan apresentou a versão de produção do Juke Nismo, concebido em conjunto com a preparadora oficial da marca japonesa. O modelo foi exibido durante uma prévia da tradicional prova das 24 Horas de Le Mans, prevista para acontecer neste final de semana.

Apresentado como conceito no Salão de Tóquio em 2011, o Juke Nismo foi pensado para reduzir o atrito em altas velocidades. Por isso, possui uma suspensão mais rígida, saias laterais e grade dianteira modificada, além de ter ganho mais potência no motor 1.6 turbo com injeção direta.
Previsto para chegar às concessionárias européias em janeiro do próximo ano, o modelo é pintado na cor branca e conta com detalhes em vermelho. Internamente, os destaques são volante e pedais modificados e instrumentos com o símbolo da Nismo.

terça-feira, 12 de junho de 2012

GM revela teaser da Spin na África do Sul

A filial sul-africana da Chevrolet estragou a surpresa da divisão brasileira ao revelar o primeiro teaser da minivan Spin.

Segundo a própria GM da Áfica do Sul, a Spin é um “veículo inédito do tipo MPV projetado para famílias e fará parte do portfólio global da Chevrolet após seu lançamento no Brasil, que acontece ainda neste mês”. O comunicado também revela que a Spin será vendida na Indonésia em 2013, sendo que ainda não há data definida para sua comercialização em outros países.

“A Spin é uma minivan compacta bastante funcional, eficiente e bonita, e será o único veículo de sua categoria equipado com uma transmissão automática de seis marchas”, declarou o atual CEO da Chevrolet, Dan Akerson.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Holden lançará Trax em 2013

Como já é de praxe em vários projetos da General Motors, a australiana Holden também terá sua versão do Chevrolet Trax. O utilitário esportivo já foi apresentado nos Estados Unidos como Buick Encore e na Europa como Opel/Vauxhall Mokka.

“A Holden é bastante respeitada pela General Motors por sua expertise na calibração de motores e transmissões e estamos muito honrados em fazer parte do desenvolvimento de um veículo tão importante para o grupo”, afirmou o diretor de engenharia mecânica da Holden, Simon Cassin.

Assim como acontece em alguns projetos, a mudança mais perceptível no Holden Trax em comparação a seus “irmãos” será a colocação do logotipo da Holden no lugar da conhecida gravatinha dourada da Chevrolet.

O segmento de utilitários esportivos também está em alta na Austrália. Por lá, as vendas apresentam crescimento de 57,3% em relação aos números de 2011. A Holden deve lançar o Trax naquele mercado em 2013. No Brasil, o modelo, que pode se chamar Enjoy, também pode chegar às ruas no ano que vem, com a dura missão de concorrer com a nova geração do Ford EcoSport, que será apresentada no segundo semestre de 2012.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

GM amplia autonomia do Volt

A chegada de novos concorrentes para o Volt fez a Chevrolet se mexer. A linha 2013 do modelo elétrico traz importantes novidades, incluindo a adoção de uma bateria maior que resultou no aumento da autonomia do veículo.

Com uma capacidade de 16.5 kWh (um incremento de 0.5 kWh em relação ao conjunto anterior), a nova bateria permite ao Volt rodar até 61 quilômetros apenas com eletricidade – representando um crescimento de cinco quilômetros se comparado com a versão 2012. A mudança também elevou a autonomia do carro para 612 quilômetros – antes eram pouco mais de 500 quilômetros.

A má notícia é que a adoção da bateria maior também aumentou o tempo de recarga total. Segundo a GM, uma carga completa leva 10,5 horas para ser concluída em uma tomada de 120V e 4,25 horas se a escolha for por um carregador especial de 240V.