sexta-feira, 24 de março de 2017

O QUE É O SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR?




Para que serve?
O sistema de arrefecimento do motor equilibrado, mantém a temperatura ideal do veículo, na faixa de 90º C. Sua função é de extrema importância, pois a temperatura do motor é elevada com as explosões da queima do combustível. O sistema de arrefecimento do motor, mantém o propulsor na temperatura correta para que as peças não derretam e o veículo funcione corretamente. O sistema é composto por bomba d'água, mangueiras, radiador, válvula termostática, vaso de expansão, ventoinha e o líquido de arrefecimento, que deve ser composto 50% por água desmineralizada e 50% por aditivo nas linhas concentradas AUT 530 e AUT 1030 Thermik ou usado puro na linha AUT ORGANIC, todos eles produzidos de acordo com as normas da ABNT.

Como funciona?
Sem entrar em contato com os componentes de combustão, o líquido de arrefecimento passa por partes internas do motor e ao chegar no radiador, a mistura que ficou quente, transfere o seu calor para o ar. Toda essa movimentação é feita através de mangueiras, quem controla esse fluxo é a válvula termostática, ela bloqueia a água quando o motor esfria e libera quando o motor ultrapassa determinada temperatura. Quem coloca o líquido em movimento pelo sistema é a bomba d'água. Quando o veículo está desligado, todo o líquido fica alojado no vaso de expansão (que é a peça plástica que você usa para checar se o nível do líquido está correto). A ventoinha também ajuda a retirar o calor do motor, direcionando ar para dentro do motor exatamente como um ventilador.

Problemas mais frequentes?
Os problemas mais recorrentes são: bomba d'água que vaza, mangueira que não suporta a pressão do dia a dia e rasga, radiador que quebra quando há alguma colisão frontal e reservatório de expansão de plástico que racha. A única peça que pode ser reparada é o radiador, as demais peças precisam ser trocadas.

Quais são os cuidados para que o sistema não dê problemas?
Abasteça o sistema sempre com o líquido certo como visto acima . É importante lembrar que colocar apenas água da torneira danifica o veículo. O aditivo correto altera o ponto de ebulição e congelamento da água; e evita que ela ferva ou congele. O aditivo também evita a oxidação das peças, nesse quesito, a linha AUT StopRust é insuperável na mistura. Verifique o nível do líquido uma vez por semana. FAÇA COM SEGURANÇA: Nunca abra o vaso de expansão com o carro ligado ou logo depois que o motor parou de funcionar. Evite abrir o reservatório, ele é transparente justamente para facilitar a checagem do nível. Se a água estiver baixa, ou seja, não estiver no nível máximo com o motor frio (o que fica indicado com uma marcação na própria peça), leve o veículo na oficina.

Recomendações de aditivos para radiador
A AUT tem aditivos especialmente desenvolvidos para carros, caminhões motos, barcos e máquinas agrícolas para serem adicionados puros, linha ORGANIC  ou adicionados em 50% água desmineralizada linha THERMIK ou ORGANIC Agro.
Ideal para todos os sistemas de arrefecimento.


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