quinta-feira, 29 de novembro de 2012

China domina vendas em setembro; VW lidera entre marcas

Queda mensal não abalou supremacia chinesa
Por Diogo Carletti

A China superou a marca de 11 milhões de veículos vendidos entre janeiro e setembro de 2012, garantindo a primeira colocação na lista de maiores mercados da indústria automotiva. Apesar da marca expressiva (e dos 1,39 milhões de unidades vendidas em setembro), nem tudo são flores, já que o mercado chinês teve queda mensal de 1,3% em comparação ao mesmo período de 2011. 

Os Estados Unidos aparecem na vice-liderança, com incremento de 12,8% no volume de veículos comercializados ante o mesmo período do ano passado. O terceiro lugar ficou com o Japão, apesar da queda de 3,4% em relação a setembro de 2011, superando a quarta colocada Grã-Bretanha. 

O Brasil despencou para a quinta colocação por conta da queda de 5,4% em comparação ao ano passado, seguida pela Alemanha. Os dois países, no entanto, trocam de posições nos resultados acumulados, ou seja, somando as vendas de janeiro a setembro. Rússia, Índia, França e Canadá completam a lista dos dez maiores mercados do mundo em setembro. 

No ranking das montadoras, a Volkswagen superou a Toyota, assumindo a liderança em vendas de setembro com crescimento de 7,4% em comparação ao ano passado. A Ford surge em terceiro lugar, com queda de 1,4%, seguida por Chevrolet - com crescimento de 0,5% no mês - e Hyundai, com aumento de 2,2% no número de veículos comercializados em setembro. As marcas com as maiores quedas. Nissan e Renault tiveram as maiores quedas nas vendas de setembro, apresentando declínio de 13,5% e 16,5%, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário