terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Internauta não recebe Mini Cooper e processa Groupon

Um cliente do site de compras coletivas Groupon vai abrir um processo contra a companhia após ter participado da promoção para comprar um carro. Segundo o escritório Almeida Neto e Campanati Advogados, de Sorocaba, interior de São Paulo, o bancário Ubirajara Ponce de Lima teria comprado um Mini Cooper por 34.975 reais, metade do preço original do veículo no Brasil.

Em geral, nos sites de compras coletivas, o número máximo de compradores por promoção é bem amplo. Nesse caso específico, porém, levaria o carro o primeiro cliente a concretizar o pagamento da oferta. Segundo o escritório que representará Lima, o cliente teria conseguido finalizar a compra e recebeu uma mensagem do site confirmando a aquisição. O cliente teria, inclusive, conferido na internet a cobrança do valor em seu extrato do cartão de crédito.

Porém, após alguns dias da oferta, Lima teria recebido um novo comunicado do Groupon informando que outra pessoa teria conseguido comprar o carro antes dele, mas o crédito continuava no cartão mesmo assim.

Segundo o advogado Jaime Rodrigues de Almeida Neto, responsável pela ação que será impetrada contra o Groupon na Comarca de São Paulo, o estorno do valor demorou quase um mês para ser realizado e foi condicionado à assinatura de um termo de quitação imposto pelo Groupon. “Vamos pedir indenização por danos morais em virtude da frustração do cliente e dos transtornos para receber de volta o dinheiro”, afirma Almeida Neto.

O escritório também pedirá que os 34.975 reais sejam pagos em dobro pelo Groupon, que teria realizado uma cobrança indevida, e vai solicitar também o direito do cliente comprar o veículo pelo preço ofertado inicialmente.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Groupon informou que seu departamento jurídico não recebeu notificação oficial sobre o assunto. A empresa disse também que tem documentos assinados pelo consumidor reclamante que comprovam a devolução integral do valor cobrado.

O site também lembrou que, entre as regras dispostas na oferta, um dos itens informava que, em caso de compras múltiplas ou falhas, o dinheiro seria devolvido em até 48 horas via depósito bancário, e que o recebimento do voucher ou a confirmação do pedido não seriam garantias da compra, que seria efetivada por um funcionário da empresa por telefone ou e-mail. “Além disso reforçamos que o ganhador do carro, aquele que foi o primeiro a efetuar a compra, recebeu o veículo conforme as condições”, informou a empresa em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário