quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Eike Batista vai procurar Dilma para apresentar planos da sua montadora

Segundo o Portal Exame, Eike Batista, dono do Grupo EBX, está mesmo interessado em instalar uma montadora de automóveis próximo ao Porto de Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro. Tanto que ele apresentará uma proposta à presidente Dilma Rousseff sobre o projeto de construção da fábrica. “Gostei muito do modelo de negócio e enxergo um aumento no consumo de veículos nos próximos anos”, afirmou Eike, em conferência ao mercado, feita na última quarta-feira.

Os investimentos para a construção da fábrica vão girar em torno de 1 bilhão de dólares. Nomes de duas possíveis montadoras foram citados durante a teleconferência: o da japonesa Nissan e da indiana Tata. Eike, no entanto, não confirmou nenhum dos nomes. Segundo informações publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo recentemente, o presidente da Nissan do Brasil, Christian Meunier, afirmou que a montadora mantém negociações com a EBX, mas ainda não há nenhuma decisão tomada.

A montadora do grupo EBX terá capacidade de produzir cerca de 400.000 carros por ano, com até dez modelos diferentes. Em 2010, a indústria brasileira de veículos produziu mais de 3,6 milhões de carros, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O objetivo do grupo EBX é fabricar carros pequenos, como o modelo Smart, da Mercedes, e também carros elétricos. As condições favoráveis de logísticas devem baratear em até 200 dólares os custos da produção por automóvel, tornando o mercado automotivo brasileiro mais competitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário