O GRANDE PROBLEMA DE ENTUPIMENTO POR BORRAS EM SISTEMAS A
DIESEL, DERIVADO DO AUMENTO DA DOSAGEM DE BIODIESEL NO DIESEL NACIONAL
No processo de armazenamento do combustível conhecido
popularmente como óleo diesel, ocorre uma mistura mineral/vegetal, derivada da
adição de biodiesel com o diesel, problema que se agrava com a presença de
água, naturalmente originária de soluções vegetais, o que acaba desencadeando
um maior desenvolvimento microbiano, até mesmo em soluções com uma quantidade
mínima de água de 1%, em um sistema de armazenamento, ocorre fator suficiente
para o crescimento desses micro-organismos, onde tanto no combustível como no
sistema ocorrem uma reação em cadeia, e com o decorrer do tempo, cada vez mais
suscetível a contaminação de fungos e bactérias, que aderem ao sistema e
tanques, comprometendo a qualidade final de todo o combustível, causando o
aumento da formação de borras que se acumulam no fundo do tanque e em todo o
sistema de injeção de combustível. Em testes microbiológicos realizados nos
laboratórios químicos da AUT, aditivos de alta performance, foi verificado que em sistemas contendo meio
mínimo mineral de misturas diesel/biodiesel, observou-se o crescimento, além de
outros micro-organismos, como
Paecilomyces sp, um tipo de fungo filamentoso considerado uma saprófita
comum, onde foi verificado que a espécie pode desenvolver-se num amplo
intervalo de temperatura, variando dos 8°C aos 38°C para alguns isolados, e
obtendo crescimento extremamente acelerado no intervalo entre os 26°C e os
30°C, uma temperatura comum em regiões mais quentes, típicas de países
tropicais como o Brasil, o que certamente agrava ainda mais o problema.
Nos testes formou-se ainda uma maior biomassa na formulação
B20 (diesel com adição de 20% de biodiesel) e também de Aspergilus fumigatus em
B100 (100% biodiesel) e no decorrer do tempo dos ensaios em laboratório,
observou se ainda o crescimento de Candida silvícola, um patogênico perigoso
para humanos e que está entre alguns membros do gênero Candida, estando
portanto entre os patógenos fúngicos mais comuns e que causam doenças graves,
onde ainda foi verificado a formação de Rhodotorula sp, leveduras que pertencem
ao reino Fungi, um frequente contaminante, formado em todos os ensaios.
A AUT, após 5 anos de testes e em parceria com grandes
frotistas, atrás de soluções desse problema que sempre causou enormes prejuízos, com custosas paradas
de equipamentos, foi pioneira em formular, e em lançar um produto que inibe os
fungos e bactérias mais comuns na mistura diesel/biodiesel do Brasil, portanto
adequado exatamente a combater esses agentes bacterianos formados em
combustíveis expostos as altas variações de temperaturas e condições de
armazenamento do nosso país, onde verificou-se também, que com o tratamento de
choque e aplicações de proteção continuada, a ocorrência da formação de uma
película protetora no sistema e inibição de formação microbacteriana, inibindo
formação de borras e mantendo o sistema em excelente funcionamento diminuindo
as paradas para manutenções.
Effektiv, a solução perfeita para devolver ao sistema, todo
o desempenho que a engenharia de motores projetou para seu perfeito
funcionamento!
Mais uma conquista da AUT para um grave problema e agora
disponível para os sistemas de motores a diesel!
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